Pesquisadores criam roupa movida a energia solar que aquece e refresca corpo humano

Pesquisadores criam roupa movida a energia solar que aquece e refresca corpo humano

Meta-tecido é capaz de ajustar a temperatura corporal para conforto em qualquer clim

Imagem: Universidade Nankai

Você já está acostumado a usar um casaco para se esquentar em um dia de frio. Por isso, também está familiarizado com as ideias de que existem tecidos mais (ou menos) aptos para te aquecer e de que usar diversas camadas de roupa ajuda.

Anteriormente, pesquisadores procuraram aumentar a capacidade de aquecimento e resfriamento em tecidos. No entanto, a maior parte dessas tentativas envolveu uma peça de roupa muito volumosa para uso geral.

Agora, um time de engenheiros, cientistas de materiais e químicos da Universidade de Nankai, na China, parece ter encontrado a solução. A equipe desenvolveu um tecido à base de microfibras chamado de meta-tecido, capaz de regular a temperatura corporal durante todo o dia, mesmo em períodos de mudanças externas de temperatura.

Segundo o estudo, publicado na revista Science, o objetivo dos pesquisadores foi melhorar o tecido de microfibra adicionando elementos de aquecimento e resfriamento. Para isso, eles combinaram células solares flexíveis com tecnologia eletrocalórica – como ambas as tecnologias são flexíveis, elas permitem à integração com o tecido.

Além disso, devido a sua capacidade bidirecional, essas roupas podem fornecer calor ou efeito de resfriamento, dependendo do clima. Os testes mostraram que as roupas feitas com essa tecnologia são capazes de responder rapidamente às mudanças de temperatura ambiente.

Por exemplo, o tecido foi capaz de proporcionar a diminuição de 10,1 °K (cerca de -263 °C) na temperatura da pele em ambientes quentes e um aumento de 3,2 °K (cerca de 270 °C) em ambientes frios.

Além disso, as roupas foram capazes de manter a temperatura da pele dentro de uma faixa térmica de 32 a 36 °C, mesmo com variações na temperatura ambiente de 12,5 a 37,6 °C.

Últimas Notícias

Mais notícias